Presença Digital: Saiba como ampliar as suas conexões profissionais por meio dela!

Marca utilizando a sua presença digital para o negócio

Em um mundo cada vez mais conectado, estar por dentro do que acontece no mundo virtual é essencial para garantir um lugar na memória de possíveis clientes.

Na área da contabilidade isso não é diferente, aproveitar o potencial das redes sociais para atrair clientes e fazer o escritório crescer é uma das principais ações a se tomar e se atualizar é o primeiro passo.

Pensando nesse tema e para te ajudar a ampliar suas conexões profissionais no setor, trouxemos algumas informações que podem te ajudar. Acompanhe!

Por que usar as redes sociais?

Já parou para pensar porque marcas gigantes e já consolidadas no mercado continuam empreendendo esforço e capital em publicidade? Se sua marca já está na mente de tantas pessoas, por que investir tanto?

Um bom exemplo disso é a Coca-Cola. A empresa está presente no imaginário de grande parte da população mundial com todas as suas campanhas, sua logo característica, sua cor vermelha e seu urso polar no natal, e ainda assim investe pesado em marketing para manter sua marca viva na memória de todos.

Se manter no mercado utilizando estratégias de divulgação é muito importante, então não adianta utilizar ferramentas de marketing apenas inicialmente, para tornar um negócio conhecido, e depois abandoná-las.

Assim, a resposta ao questionamento feito nesse tópico se facilita de ser respondida: devemos  usar as redes sociais para permitir um bom relacionamento entre seu negócio e os clientes, para se colocar no mercado como uma opção ao público, para fortalecer sua marca e, principalmente, para ampliar suas conexões profissionais.

O comportamento padrão do brasileiro é estar na internet fazendo uso constante dos seus canais, e de acordo com um estudo, realizado pela agência eMarketer, o Brasil é o país que mais acessa redes sociais na América Latina, então nada mais assertivo do que também marcar presença nas redes e, portanto, na mente deles.

E então, você tem aproveitado o potencial dessa ferramenta?

Se você concorda que pode melhorar sua presença nela, separamos algumas informações neste conteúdo que irão te ajudar.

Como explorar as principais redes sociais

Para garantir um melhor aproveitamento do uso das redes sociais  é muito importante conhecer a persona, ou seja, a pessoa cujas necessidades seu produto/serviço está buscando atingir, assim  cada uma das redes sociais a seguir poderão gerar bons resultados para seu escritório.

São elas:

Instagram

Por se tratar de uma rede social que se baseia muito mais na apresentação de imagens, e agora muito mais vídeos, do que de textos, essa é uma ótima ferramenta para desvincular o contador de uma imagem que geralmente apresenta uma maior seriedade.

Muito importante para aqueles que preferem esse tipo de abordagem, ela permite que você demonstre um lado mais leve do dia a dia de um escritório de contabilidade para os clientes, contribuindo assim para a criação de uma maior aproximação com o público. Além de mostrar o que realmente um contador faz e as vantagens que trazem para os mais diversos negócios.

Facebook

Conhecida como a maior rede social do mundo, o facebook permite que seu espaço seja utilizado principalmente para ajudar na divulgação dos conteúdos voltados a temáticas da área importantes para o público, apresentados nos seus sites ou blogs através da demonstração de uma prévia deles. Dessa forma, seus clientes e potenciais consumidores dos serviços poderão conhecer mais sobre a sua empresa.

Outro ponto importante a se destacar é que a rede permite que clientes sejam parabenizados, datas importantes sejam marcadas e informações gerais estejam disponíveis de maneira facilitada para o público.

Além disso, ele oferece uma ferramenta chamada gerenciador de negócios que permite que você faça anúncios pagos e atinja o público que deseja, mas este assunto fica para um próximo blog.

Whatsapp

Esse aplicativo pode ter diversos usos para um escritório de contabilidade por permitir que seja realizada uma troca de mensagens instantâneas. 

De maneira geral, a ferramenta permite que o contato entre o cliente e o escritório seja facilitado e as demandas sejam atendidas de forma mais rápida, como, por exemplo, a resposta para possíveis dúvidas. Outro uso interessante é que ela viabiliza uma maior interação entre as pessoas e, assim, grupos de contadores podem ser criados para trocar ideias e informações sobre a área.

Twitter

Atualmente conhecida como a rede social onde as informações circulam de maneira mais rápida e que permite uma boa interação com o público de maneira geral, o Twitter tem o diálogo como sua marca.

A ferramenta permite apenas 280 caracteres, mas geralmente eles são mais que suficientes para repassar notícias rápidas sobre o negócio e também para trocar ideias.

YouTube

Uma tendência mundial que tem se destacado cada vez mais entre as estratégias de marketing, o YouTube permite o compartilhamento de conteúdos por meio de vídeos.

A ferramenta pode ser utilizada para passar qualquer tipo de mensagem que o seu escritório possa ter para o público, e é muito importante garantir que os vídeos sejam bem feitos, com boa qualidade de imagem e áudio para atrair seguidores.

Bônus: LinkedIn

Lançada com o objetivo de auxiliar profissionais das mais diversas áreas a encontrar oportunidades de emprego, buscar talentos para as empresas, fortalecer o nome dos negócios e permitir que as pessoas compartilhassem experiências profissionais e pessoais com o mundo, atualmente o LinkedIn é uma das maiores redes sociais do mundo quando se trata de negócios para prospectar clientes, gerar oportunidades de negócios e contatos profissionais.

No setor contábil, a rede pode ser uma excelente ferramenta para você se destacar como profissional da área e, caso possua um escritório de contabilidade, permitir que ele ganhe notoriedade no mercado.

Nela você pode:

  • Criar um perfil pessoal e disponibilizar todas as experiências acadêmicas e profissionais que vivenciou, como cursos, certificados, etc;
  • Acompanhar os assuntos mais comentados da área;
  • Conectar-se com colegas da área, empresários e possíveis clientes;
  • Compartilhar seus próprios artigos;
  • Criar uma Company Page para seu escritório;
  • Recrutar profissionais para a sua empresa;
  • Compartilhar informações do escritório
  • Compartilhar a cultura e valores da empresa;
  • Entre outras oportunidades para fortalecimento da marca.

Esses são apenas alguns exemplos do vasto mundo dessa rede social, que conta com diversas outras possibilidades.

Dicas para um bom uso das redes

#1. Leve a estratégia a sério

Utilizar as redes não deve ser apenas um passatempo do dia a dia para a empresa, mas sim uma atividade muito bem planejada, com escopos e temas definidos para garantir um bom gerenciamento e engajamento

#2. Crie conteúdos voltados a seu público

Saiba quem é o público-alvo de sua estratégia e mobilize esforços para que seus conteúdos sejam voltados a atingi-lo.

Tenha em mente que é preciso oferecer informações que serão úteis para esses clientes, então busque conhecer quais são seus interesses e hábitos antes de sair postando.

#3. Marque presença

O fluxo de comunicação nas redes sociais pode ser muito intenso, então é importante utilizá-las como uma via de mão dupla e estar sempre disponível para interagir com o público.

É muito importante não deixar ninguém sem resposta e estar sempre atento a comentários com reclamações, perguntas ou sugestões.

#4. Mensure os resultados

Após realizar todas as ações voltadas para a criação e postagem de conteúdo é muito importante mensurar os resultados.

Saber quem seu conteúdo está atingindo e qual o grau de satisfação desse público com as informações repassadas é um dado muito importante para direcionar as estratégias.

Seu negócio já está nas redes sociais?

Não é preciso estar presente em todos os canais mencionados aqui, avalie o que faz sentido para o seu segmento e o quais você conseguirá manter constância e presença. Mas, estar presente em um ou mais dos canais aqui mencionados  é muito importante para a realidade atual, e seu empreendimento tem muito a ganhar com isso.

Caso sua resposta ainda seja um não, agora você já pode utilizar as informações que obteve neste conteúdo para entrar nesse mundo e ganhar espaço na contabilidade de maneira digital. Vamos lá?

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. www.expressctb.com.br. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES