Planejamento Tributário: saiba o que é e como realizá-lo!

Planejamento tributário

Sem dúvidas, administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. Todos os fatores e todas as burocracias existentes pedem atenção, responsabilidade, organização e o foco, o que nos leva a uma etapa essencial que será abordada em nosso artigo: o planejamento! 

Segundo Rosemery de Ross, o planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para podermos alcançar objetivos. 

Ou seja, é o ato de definir os objetivos de uma determinada corporação e as medidas necessárias para conquistar cada um deles, de modo estratégico, realizável e viável dentro de uma  situação já existente. 

Sem planejamento, as chances de sucesso diminuem significativamente, enquanto as chances de fracasso aumentam exponencialmente. 

Por isso, é fundamental fazer do planejamento uma estratégia presente em todos os setores da sua empresa, principalmente o tributário. 

Mas afinal, o que é o planejamento tributário e como realizá-lo? 

É o que explicaremos a partir dos seguintes tópicos: 

  1. O que é o planejamento tributário? 
  2. Benefícios de implementar o planejamento tributário 
  3. Como realizar o planejamento tributário: Passo a passo
  4. Conclusão 

Para o completo detalhamento e entendimento do assunto, basta prosseguir com a leitura do nosso artigo. 

O que é o planejamento tributário? 

Chamado também de planejamento fiscal, é o ato de sistematizar e planejar o pagamento de tributos de determinada empresa. 

Além do planejamento realizado para o entendimento e o pagamento de tributos, também há a aplicação de estratégias para redução dos valores que  incidem sobre a corporação de forma totalmente legal. 

Sendo assim, o planejamento tributário além de preparar a empresa para o pagamento fiscal, também reduz os custos com impostos  e garante a segurança de tal processo. 

Por isso, investir em planejamento tributário é ir além de se preparar para o futuro financeiro. Envolve fatores importantes de previsibilidade assertiva e economia de passivos. 

Para atender a todas as necessidades existentes e os diferentes objetivos das empresas, o planejamento tributário pode ser dividido em dois tipos: Operacional e Estratégico.

  • Operacional: O tipo operacional oferece as coisas mais básicas do planejamento tributário, tendo foco no cumprimento das exigências legais e no planejamento financeiro fiscal. 
  • Estratégico: O estratégico visa adequar a empresa em um regime tributário (seja ele simples nacional, lucro presumido ou lucro real) e conhecer a fundo todas as obrigações fiscais existentes, planejando o futuro das mesmas e entendendo cada uma delas. 

Conhecendo as necessidades do seu negócio, é possível definir o tipo de planejamento que a sua empresa precisa ou até mesmo optar pela junção do operacional + estratégico para um documento mais completo. 

Além disso, é necessário reconhecer a importância de adotar um planejamento tributário. 

Para facilitar o reconhecimento, preparamos uma lista com os principais benefícios de desenvolver e implementar um planejamento tributário. 

Benefícios de desenvolver um planejamento tributário 

Além das vantagens já citadas anteriormente, temos também como principais benefícios: 

  • Redução de custos: todo planejamento, independente de qual seja, leva a empresa a uma redução de custos significativa. Isso acontece pela melhor utilização de recursos, evitando desperdícios e gerando economia. Em relação ao planejamento tributário essa é uma vantagem ainda mais presente, tendo em vista a redução das taxas tributárias totais que incidem sobre a empresa. Assim, além da redução de utilização de recursos para fins gerais, há também a redução de custos com impostos 
  • Segurança legal e redução das chances de multas e intercorrências: no planejamento tributário, todas as ações são definidas dentro da legalidade, respeitando as exigências fiscais existentes. Logo, não há descumprimento de nenhuma lei, o que diminui e até mesmo anula as chances de multas ou imprevistos fiscais. Tal vantagem é fundamental para qualquer empresa, afinal, estar envolvida ou ter histórico em escândalos tributários relacionados à sonegação e inadimplência fiscal não é benefício para a imagem ou continuidade de nenhuma corporação. 
  • Gera facilidade para o setor contábil: o planejamento facilita não só a vida dos gestores, como também de todo o setor contábil. Isso acontece pois os processos são organizados previamente, e diversos dados financeiros são obtidos com maior facilidade, otimizando e melhorando o processo de trabalho. 
  • Possibilita o retardo de pagamentos: em alguns casos, os pagamentos podem ser retardados sem multas, proporcionando à empresa maior tempo para recolhimento do dinheiro necessário. 
  • Isenção de impostos: algumas leis municipais permitem a isenção de determinados impostos de acordo com atitudes específicas. A partir do planejamento, é possível conhecer essas isenções e adequar a empresa a elas, reduzindo ainda mais a quantia de imposto paga.

Com os benefícios listados acima, é possível perceber a fundamentalidade de desenvolver um planejamento tributário. 

Mas, como conseguir isso na prática de forma efetiva? É o que explicaremos no tópico a seguir. 

Como realizar o planejamento tributário: Passo a passo 

Desenvolver um planejamento tributário do zero não é uma tarefa simples e envolve uma série de etapas burocráticas e necessárias para um documento funcional e efetivo. 

Por isso, para facilitar o entendimento deste tópico separamos o processo no seguinte passo a passo explicativo: 

  1. Faça um diagnóstico da situação geral e atual da sua empresa 

Em primeiro lugar, é necessário conhecer todos os aspectos financeiros e atuais da sua empresa, bem como o porte da mesma, o regime tributário enquadrado, o tipo de atividade exercida, a quantia de impostos recolhidos, etc. 

Após esse diagnóstico é que será possível analisar a situação atual e perceber tudo que pode  ser modificado e melhorado. 

Essa etapa inicial é fundamental para todo o resto do processo, pois ela é quem irá direcionar todo o planejamento de acordo com as necessidades diagnosticadas. 

  1. Análise dos regimes tributários existentes e escolha 

Com as principais informações em mãos, é hora de estudar e entender todos os regimes tributários existentes.

A própria receita federal oferece um documento especificando os regimes e impostos, você pode ler e entender mais sobre eles clicando aqui. 

Após análise, será possível definir o tipo de regime que mais atende as necessidades do seu negócio. 

  1. Desenvolvimento do planejamento 

Com o regime tributário definido e as informações necessárias recolhidas, é possível desenvolver de fato o planejamento. 

Essa etapa exige conhecimentos contábeis específicos e alto grau de complexidade, por isso, conte com profissionais experientes e capacitados. 

  1. Revisão e ajuste do planejamento 

Após a finalização do desenvolvimento, é hora de reavaliar o planejamento e ajustar o que for necessário. 

  1. Implementação do planejamento 

Com tudo pronto e em mãos, é hora de colocar o planejamento em prática e agir de acordo com as medidas definidas e objetivadas por ele. 

Afinal, de nada adianta planejamento sem prática efetiva. A partir da implementação é que será possível obter os resultados desejados e alcançar os objetivos pré-definidos, levando a sua empresa a um crescimento significativo. 

Por isso, dê a execução do planejamento a mesma importância que dá ao seu desenvolvimento. 

Conclusão 

Por fim, vale salientar a necessidade da atuação de um profissional especializado em todo esse processo.

Como dito anteriormente, algumas etapas exigem experiência e conhecimentos específicos da área contábil, não podendo ser realizadas sem domínio do conteúdo. 

Por isso, se deseja desenvolver um planejamento tributário consistente e assertivo, tenha em mente a necessidade de contratar um serviço contábil eficiente e qualitativo. 

Seja para a realização desse serviço pontual l ou para terceirizar o serviço contábil da sua empresa, a Express CTB oferece assessoria jurídica e contábil especializada e efetiva. 
Para conhecer os nossos serviços e conversar diretamente com um de nossos especialistas, basta clicar aqui.

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. www.expressctb.com.br. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES