Como contratar uma boa Consultoria de Contabilidade?
04/02/2021

Como contratar uma boa Consultoria de Contabilidade?

Um dos setores mais relevantes de uma empresa é a Contabilidade. Sua importância está presente nos mais diversos momentos da sua empresa. 

Na abertura do seu negócio, é a Contabilidade que identifica quais são as taxas e tributações relativas à legislação do ramo da sua empresa e do local. 

Já no cotidiano, a Contabilidade controla os custos, faz o planejamento tributário e até mesmo a gestão do departamento pessoal.

Para que sua empresa continue crescendo, é fundamental que haja planejamento em todas as esferas, inclusive a Contábil. 

Para um foco mais estratégico, você pode contratar, de maneira terceirizada, uma Consultoria de Contabilidade.

A Consultoria vai mais à frente do que um setor contábil comum. Ela vai reunir todas as informações e implementar procedimentos de maneira planejada, de acordo com o que você espera para o futuro da sua empresa.

Na preparação para abrir uma empresa,  é preciso criar um Plano de Negócios, e aqui é  interessante que você tenha uma Consultoria de Contabilidade te acompanhando. 

Ela vai criar metas realistas e guiar seu negócio para um crescimento estável, rumo à estabilidade desde o dia um.

Uma Consultoria de Contabilidade também é bastante útil para médias e grandes empresas, que querem crescer mais. 

Para isso, é importante que o setor financeiro tenha um planejamento tributário, além de seguir corretamente a legislação e não correr o risco de pagar multas.

Neste artigo, você irá aprender como encontrar uma boa Consultoria de Contabilidade e quais são os pontos principais para prestar atenção e obter bons aliados para sua firma.

Recomendações e Referências

É grande a chance de conhecermos bons serviços através de recomendações de amigos e familiares. Pergunte, especialmente se possuírem negócios parecidos com o seu. Na hipótese de você estender sua busca à internet, sempre procure avaliações dos clientes.

Quando você encontrar um candidato forte para a contratação, peça o nome de outros clientes, para que você entre em contato a fim de pedir referências. 

Dê preferência a clientes do mesmo ramo que a sua empresa. Dessa maneira, você pode ver previamente como a consultoria de contabilidade costuma trabalhar.

Registro da Consultoria de Contabilidade

No Brasil, para exercer a função de contador, é preciso ter registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 

Esse cuidado é extremamente necessário, pois  os profissionais contratados terão acessos a informações sensíveis e sigilosas, pessoais e da sua empresa. 

Não contrate uma Consultoria de Contabilidade sem verificar esse dado e, ainda mais, se são profissionais qualificados e conhecidos no mercado.

Conhecimento do Ramo do seu Negócio

Você achou a Consultoria perfeita, mas antes de fechar o contrato, você precisa saber se ela está alinhada com os serviços que sua empresa precisa. 

Algumas empresas são especializadas em tributação, outras em auditoria, outras ainda são focadas em planejamento. 

Sempre tenha certeza de que a Consultoria de Contabilidade contratada entregará o serviço que você precisa. 

Além disso, é necessário também que ela esteja ciente da esfera de atuação do seu negócio. É um ponto significativo, especialmente para o campo fiscal.

Consultoria Customizada

Garanta que a Consultoria que você procura tenha um planejamento diferenciado, prestando atenção a todas as necessidades e estratégias que encaixem no seu negócio.

Empresas do mesmo ramo, ainda que muito parecidas em termos de tamanho e público, tem deveres diferentes, além de seus líderes possuírem visões diferentes de onde querem chegar.

Não basta que a Consultoria tenha um modelo de organização para cada tipo de empresa, mas sim que ela ouça onde você quer chegar e organizar seu setor contábil de forma personalizada, para que você consiga alcançar suas metas.

Possibilidade de Contato Rápido

Saiba quais são os canais de contato da empresa e qual é a política de apoio ou tempo de resposta em situações de emergência/urgência.

Confira por quais canais a empresa responde, se os números de telefone e emails estão ativos, ou se utilizam outras formas de contato (como redes sociais ou aplicativos de mensagem).

Modelos de Relatórios

Verifique  quais são os modelos de relatórios da consultoria que você quer contratar. Eles precisam estar em conformidade com o que você precisa na sua firma. 

Se for diferente do que você precisa, pergunte se é possível gerar modelos mais personalizados para o seu negócio.

Algumas empresas de Consultoria mudam o modelo de relatório de acordo com as necessidades do cliente, outras não. Então vale checar!

É importante que você tenha essa informação antes da contratação; nunca deixe de perguntar se vão mudar os relatórios, pois determinadas Consultorias não fazem isso.

Pagamento de Tributos e Remuneração

É sempre bom lembrar: a Consultoria de Contabilidade é responsável por organizar os impostos e as contas que sua empresa possui, mas não é obrigação deles efetuar o pagamento. Isso é dever da sua empresa.

Verifique como os vencimentos (como impostos e outras taxas) serão enviados para sua empresa. Não espere contratar para descobrir, pois você precisa que cheguem em tempo hábil. 

Assim, não há atrasos no pagamento e nem corre o risco de gerar juros, que em alguns casos podem ser um valor bem maior do que você pagaria inicialmente.

Quanto à remuneração do serviço de contabilidade, o CRC não possui nenhuma tabela de preços, então realmente vai depender de cada empresa. Em geral, o serviço de consultoria é cobrado por hora ou pacotes de horas.

No entanto, não coloque o preço como o ponto principal de decisão. Você pode economizar no início, mas terá vários problemas e gastará além do planejado depois.

Localização do Escritório

Por mais que o trabalho cotidiano possa ser feito de forma remota, algumas vezes é necessária a ida até o escritório da consultoria, para resolver algum tipo de pendência. Confira se a sede da sua empresa possui fácil acesso para o escritório da consultoria.

Durante o processo de procura, visite o escritório. Além de conferir se a ida irá lhe atrapalhar, você também conhece a estrutura do local, como ele funciona, entre outros.

Desperdiçar tempo atravessando a cidade para resolver algo que será rápido pode te afastar da gestão dos seus negócios. A contratação de uma Consultoria de Contabilidade é justamente para te ajudar, não atrapalhar seu dia a dia e fazer você perder tempo. 

Transparência nos Dados

Para que a Consultoria de Contabilidade efetue um bom trabalho, você deve ser franco nas informações sobre seu negócio, para que ela consiga definir corretamente qual é o regime fiscal da sua empresa. 

Esse é um tópico essencial e onde muitas empresas erram. Com o planejamento e a ajuda de uma Consultoria, você não corre o risco de escolher um regime acima do normal e pagar taxas acima do necessário. 

Além disso, não escolhe também um regime fiscal abaixo do que seria preciso, o que acarretaria em problemas futuros com a Receita Federal.

Uma Consultoria de Contabilidade pode ser o passo que faltava para sua empresa alcançar a tão sonhada estabilidade e se destacar no mercado. Um setor Contábil em ordem deixa um espaço confortável para o crescimento da sua empresa.

Encontrar uma boa Consultoria e que se encaixe com o perfil do seu negócio é arrumar um parceiro para controlar suas necessidades contábeis e ajudar a tomar decisões importantes, de modo que a administração financeira permaneça correta.

Outras Publicações

1 2 3 20