Serviços de Contabilidade: entenda como eles podem te ajudar na era digital!

Em menos de duas décadas muitas inovações tecnológicas surgiram e passaram a ser utilizadas em toda a sociedade, nas mais diferentes áreas. Com essas novidades, as empresas que antes precisavam de um amplo número de colaboradores para a realização das suas atividades passaram a contar com sistemas integrados que lhes permitem ter um maior controle de seus processos.

Na área da contabilidade não foi diferente. Ao contrário do cenário  que tínhamos em mente de um escritório contábil, com muitos papéis e arquivos espalhados pelo local, eles têm se tornado cada vez mais digitais e precisam se atualizar para acompanhar as transformações do mercado. 

Esse novo modelo permite que rotinas burocráticas sejam automatizadas e as equipes ganhem em produtividade, garantindo mais tempo para realizar consultorias estratégicas, além de aumentar consideravelmente o fluxo de atendimento aos clientes.

Como funciona a contabilidade na era digital?

Nessa nova era, a contabilidade digital consiste em otimizar os serviços contábeis oferecidos por uma empresa a partir da utilização da internet e softwares online, os integrando na rotina do dia a dia e agregando conceitos como inteligência artificial, automação e análise de dados ao trabalho do contador.

De maneira geral, a ideia não é substituir o profissional que atua na área por algoritmos e computadores, mas sim agregar a tecnologia a profissão como uma forma de aumentar a produtividade e permitir que eles foquem  mais na parte estratégica, por meio da análise de dados gerados por esses sistemas, e auxiliem na tomada de decisão dos  negócios, além de abrir o leque de oportunidades em relação aos serviços oferecidos.

Quais serviços podem ser ofertados?

Entre os serviços contábeis, se destacam no cenário atual diversas soluções que podem agregar ao escritório e a pessoa física ou jurídica que o contrata, como:

1. Consultoria financeira

Com um alto número de empresas endividadas pelo país, nota-se que muitas organizações não possuem familiaridade com atividades financeiras em geral – abrindo assim uma oportunidade para as empresas de contabilidade ajudarem os negócios a gerir melhor suas aplicações e lucrar bastante com esse serviço.

2. Controle patrimonial

O controle patrimonial atinge todos os ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa, e itens imobilizados de maneira indevida podem gerar um grande impacto na apuração de impostos.

Como esse é um tipo de serviço que pouquíssimos escritórios oferecem, é uma grande oportunidade entre os serviços de contabilidade e pode ajudar na competitividade de um negócio.

3. Serviços de contabilidade para pessoas físicas

É crescente o número de pessoas que necessitam de ajuda para organizar suas finanças pessoais e separá-las das empresariais, e essa pode ser uma chance de oferecer serviços personalizados.

4. Planejamento tributário

Realizado anualmente pelas empresas, de forma garantir o enquadramento no regime tributário correto, o planejamento tributário é fundamental para entender qual valor aproximado será devido impostos mensalmente, de forma a otimizar a estratégia tributária do negócio e poder gerar menos custos para o cliente

Como poucas empresas realizam esse planejamento, essa é uma ótima chance de agregar valor aos serviços de contabilidade.

5. Business Valuation

O business valuation pode ser uma excelente ferramenta para negociar com sócios e investidores e possui como objetivo estimar o valor de uma empresa de forma resumida, com base em modelos quantitativos e na percepção de mercado.

Sendo um serviço que necessita totalmente de aplicações digitais, já que demanda inteligência de dados e a realização de análises, é um serviço de contabilidade muito competitivo e pode gerar benefícios para a empresa que o oferece e para a que o utiliza.

6. Terceirização de serviços financeiros

Muitas empresas não possuem conhecimento na realização de atividades contábeis e, para fugir dessa demanda, buscam delegar as finanças ao contador de confiança. Assim, esse é um importante serviço para os negócios e uma oportunidade importante para os escritórios de contabilidade que optarem por oferecê-lo.

Como ele conecta um escritório contábil a uma empresa, é indispensável o uso de uma plataforma online para integrar a equipe contábil ao sistema do cliente.

7. Contabilidade digital

Como falado, na era digital a realização de serviços que utilizam novas tecnologias como computação em nuvem e inteligência artificial tem se tornado comum e é de grande importância para os negócios. Assim, esse serviço é fundamental para clientes que precisam de agilidade e praticidade no atendimento e querem estar conectados diretamente aos seus contadores de forma online.

Benefícios da contabilidade na era digital

Entre as vantagens de realizar e utilizar esses serviços, destacam-se:

  • Maior acesso à informações dos clientes em tempo real, permitindo que as movimentações financeiras do negócio sejam acompanhadas de perto a partir da conta bancária, levando em conta todas as mudanças no fluxo de caixa a partir de qualquer lugar e a qualquer hora;
  • Mais segurança para proteger dados, tanto dos clientes quanto do escritório de contabilidade;
  • Melhor gestão de documentos enviados para os clientes e recebidos no escritório de contabilidade de forma rápida e garantindo uma maior segurança em relação ao seu arquivamento, compartilhamento, edição e visualização, tornando esse processo automatizado;
  • Aumento da produtividade com a possibilidade de automatização de tarefas que anteriormente levavam horas para serem executadas, já que os softwares, programas e ferramentas utilizados na era digital permitem que dados sejam processados em segundos em vez de horas e de forma manual, como era realizado.
  • Mais qualidade no atendimento devido à resolução de problemas de forma mais rápida e assertiva, permitida pelo auxílio das tecnologias.

Como inserir a contabilidade digital no negócio

Para utilizar a contabilidade digital em prol da empresa de forma a gerar benefícios, alguns passos podem ser seguidos, como:

1. Conhecer as oportunidades do mercado

Para iniciar, é importante entender como os concorrentes estão inseridos no mercado e quais são os serviços utilizados e oferecidos por eles, de maneira a encontrar formas de diferenciar as propostas ao mercado.

Os serviços de contabilidade são conhecidos por se manter de forma tradicional, executando atividades já conhecidas, e quebrar esse ciclo e fornecer serviços de maneiras diferenciadas pode aumentar a competitividade de qualquer negócio.

2. Conheça o público-alvo

O mercado ainda conta com muitas empresas tradicionais, então é importante saber que a contabilidade digital só funciona com negócios específicos que já estão familiarizados e utilizam as inovações tecnológicas a seu favor.

Ao entender esse ponto será possível mirar exatamente nas melhores oportunidades e que são passíveis de gerar algum tipo de retorno.

3. Selecione bem as tecnologias que serão utilizadas

Na contabilidade digital é importante utilizar ferramentas tecnológicas, e escolher quais são apropriadas para o negócio é uma etapa fundamental.

Assim, é importante selecionar uma boa plataforma de gestão contábil que permita uma integração entre as empresas e o escritório de forma virtual, facilitando o acesso a dados importantes para os dois lados.

Também é essencial contar com ferramentas de comunicação entre os negócios.

4. Treine as equipe

Após implementar as ferramentas que irão inserir o negócio na era digital é importante garantir que todos os colaboradores serão capazes de utilizá-las. Para isso, deve-se aplicar  treinamentos e capacitações que farão com que as equipes estejam bem preparadas para atender os clientes.

Gostou de conhecer a contabilidade digital? Deixe um comentário pra gente!

A inserção de tecnologias na contabilidade traz inúmeros benefícios para um negócio e entre eles destacam-se produtividade e eficiência na gestão. Elas podem ser a diferença que um negócio precisa para se tornar competitivo frente ao mercado, e é um campo que conta com diversas oportunidades de crescimento.

Ah, e se você já tem um escritório de contabilidade, mas não sabe por onde começar sua digitalização, se associar a um escritório que já possua esse conhecimento e experiência pode ser a solução, clique aqui e saiba mais sobre nossa rede de associados.

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. www.expressctb.com.br. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES