Registrar marca vale a pena? Respondemos as maiores dúvidas!

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Registrar marca é um procedimento que levanta muitas dúvidas. Além da dificuldade em entender como funciona o processo de registro de uma marca, é muito comum que os empresários não consigam concluir se realmente vale a pena investir nesse registro.

Depois de feitos todos os registros necessários para que uma pessoa jurídica possa começar a desempenhar as suas atividades, ainda é preciso pensar no registro da marca — que não é uma obrigação para as organizações brasileiras. Ou seja, a legalização de uma empresa não garante a exclusividade sobre a sua marca.

Para ajudá-lo a tomar as melhores decisões para a sua empresa, veremos neste artigo as principais informações que ajudam a compreender se registrar marca vale a pena. Acompanhe!

As maiores dúvidas sobre registro de marcas

A melhor forma de entender se vale a pena registrar marca é conhecer melhor como funciona esse procedimento, certo? Separamos as maiores dúvidas sobre o registro de marcas para esclarecer o processo e os requisitos para registrar a sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI):

Para que serve o registro de uma marca?

Quando você decide registrar marca, as demais empresas ficam impedidas de usarem a sua. Por essa razão, esse registro pode ter dois objetivos principais: evitar que outras pessoas explorem a sua marca para tirar vantagens ou impedir que outra empresa faça o registro antes de você.

Imagine que você já atue no mercado há dois anos e esteja começando a fazer sucesso entre o público. Se um dos seus concorrentes registrar a sua marca antes que você, será necessário que você faça uma reformulação na sua marca – o que pode gerar prejuízos para o seu negócio. Ou seja, o registro de uma marca também é uma forma de se proteger contra concorrentes desleais.

Como funciona o registro de marcas?

O registro de uma marca deve ser feito no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e segue um processo muito simples. Você precisa apenas preencher um formulário para entrar com um pedido de registro e juntar o arquivo da imagem do logotipo para enviar. Esse processo pode ser feito através de formulários de papel ou digitalmente através do portal do INPI.

Qual o custo de registrar marca?

O custo total para registrar marca gira em torno de R$ 1.000 reais. Para microempresas, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas, ainda é possível obter descontos de até 50% em algumas taxas.

Quanto tempo leva para realizar o procedimento?

O tempo para registrar uma marca pode levar entre 2 e 4 anos. Essa demora acontece pela necessidade de realizar análises complexas de cada um dos pedidos recebidos pelo INPI — que é um órgão público que possui uma demanda muito superior à capacidade de análise do corpo técnico.

Quais problemas podem surgir pela falta do registro?

A falta do registro da sua marca pode gerar vários prejuízos em longo prazo. Caso você esteja usando uma marca que já está registrada por outra empresa, pode ser necessário pagar uma indenização ao proprietário. Além disso, se alguém registrar a sua marca antes de você, também será necessário deixar de usá-la.

Podem existir marcas com o mesmo nome registradas?

Sim. As marcas são registradas por classes, que reúnem produtos ou serviços com afinidades. São 45 classes diferentes que podem ser exploradas. Se já existe uma transportadora usando o mesmo nome da sua marca, mesmo assim você pode registrar o seu restaurante.

A exceção fica com as grandes marcas conhecidas por todo o público — como Coca-Cola ou McDonald’s. Nesses casos, o INPI impede o registro mesmo que a atividade executada seja de outra classe. O objetivo é sempre evitar que o consumidor se confunda.

Afinal, registrar marca vale a pena?

O objetivo de qualquer organização é alcançar um crescimento ao longo dos anos, certo? Para que isso aconteça, é fundamental criar uma marca com autoridade no mercado. Registrar marca garante que você tenha o direito de usar a sua marca tranquilamente, sem precisar se preocupar com complicações no futuro.

Imagine que você invista pesado na divulgação da sua empresa durante anos, mas tenha que alterar completamente a sua marca por conta do registro feito por um concorrente. Nesse cenário, os prejuízos têm um valor inestimável, não é mesmo?

Apesar de ser um processo complexo e demorado, registrar marca requer um baixo investimento financeiro em comparação a todos os seus benefícios. Levando todos esses fatores em consideração, o registro de uma marca é um processo que vale a pena para as organizações que pensam no sucesso em longo prazo.

Você já conhecia todas essas informações sobre registrar marca? A Express Contabilidade possui expertise no assunto e pode ajudá-lo no processo de registrar a sua marca. Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!

 

Sobre a Express CTB

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