Por que preciso de uma Assessoria Financeira?
30/03/2021

Por que preciso de uma Assessoria Financeira?

Preciso de uma Assessoria Financeira?Segundo um estudo recente da Deloitte, 36% das empresas já utilizam algum tipo de terceirização ou Assessoria  Financeira na gestão dos seus negócios. Em 2021, é esperado que a procura por esse serviço venha a aumentar.

A busca  por alternativas e estratégias que visam otimizar e modernizar a gestão das empresas já estava no campo de visão do cenário, no entanto, essa realidade acabou sendo acelerada pela pandemia.

Se antes a gestão de processos financeiros era pouco conhecida, hoje ela vem se tornando regra para grande parte das empresas, que não apenas reconhecem sua importância, como desejam tê-la como aliada em seus negócios.

São inúmeros os benefícios que estão levando a um crescimento da procura por serviços em Assessoria  Financeira, mas, dentre eles, existem três que se destacam:

  • redução de custos;
  • maior foco na atividade principal  do negócio;
  • gestão especializada.

Se você quer entender mais sobre como a terceirização de processos financeiros pode ser altamente benéfica para você e seu negócio, continue lendo este artigo. E lembre-se: estamos à disposição para qualquer dúvida!

Mais tempo disponível para as atividades finalísticas

Os gestores que optam pela contratação de uma Assessoria  Financeira especializada conseguem otimizar o seu tempo e da sua equipe para a execução de atividades finalísticas da empresa.

Consideram-se como atividades finalísticas, aquelas que são a razão de existir ou oferecem algum tipo de retorno para os negócios. Em uma farmácia, por exemplo, a atividade finalística é a venda de medicamentos e itens de perfumaria.

Logo, de acordo com o nosso exemplo, qualquer outra atividade não relacionada à venda de medicamentos e itens de perfumaria, é considerada uma atividade não finalística.

Dentre as atividades consideradas não finalísticas para a maioria das empresas, temos:

  • serviços contábeis;
  • serviços financeiros;
  • serviços jurídicos;
  • serviços de manutenção, portaria e limpeza.

Quando terceirizadas, essas atividades contribuem para a maior eficiência da empresa contratante que poderá concentrar seus esforços apenas nas atividades essenciais para o desenvolvimento dos seus negócios.

Não é por acaso que vemos tantos negócios que, ao invés de contratar e treinar, recorrem a empresas especializadas no assunto para colaborar em seu quadro cotidiano.

Processos financeiros gerenciados por profissionais

Outro fator importante e que justifica a crescente procura por serviços de Assessoria  Financeira, diz respeito à gestão profissional dos processos financeiros das empresas.

Não podemos negar que grande parte das empresas não contam com profissionais especializados em gestão financeira, sendo esse um dos maiores erros que atrapalham o desenvolvimento de muitos negócios.

Por ser uma rotina essencial para o sucesso de toda e qualquer empresa, sua importância é imensa. No entanto, gerenciar processos financeiros com eficiência não é uma tarefa fácil e pode levar a muitos prejuízos. 

Logo, contar com uma Assessoria  Financeira especializada e com profissionais qualificados, é sem dúvidas um excelente negócio e um passo certeiro em direção aos melhores resultados.

Preciso de uma Assessoria Financeira: Otimização e redução de custos

A contratação de uma Assessoria Financeira especializada também pode gerar uma economia significativa para as empresas, principalmente em relação aos seus custos com mão de obra.

Empresas que mantêm um departamento financeiro interno contam com diversos custos que podem ser evitados. Alguns deles são:

  • contratação de pessoal especializado;
  • encargos trabalhistas e previdenciários;
  • equipamento de informática e mobília;
  • alocação de espaço físico.

Todo departamento representa um custo para as empresas. Logo, é preciso pensar em alternativas capazes de promover a redução de gastos, contribuindo para o crescimento da empresa em termos de eficiência.

Assim sendo, a terceirização de atividades não finalísticas, incluindo a gestão de rotinas financeiras, acaba gerando uma economia significativa.

Elaboração de indicadores e relatórios personalizados

Empresas que contam com uma Assessoria Financeira especializada percebem em pouco tempo uma significativa melhoria não só nos seus processos financeiros como também em relação à gestão dos seus negócios como um todo.

Uma Assessoria Financeira especializada deve se encarregar de gerar relatórios financeiros, informações e indicadores que contribuam para que os gestores possam tomar decisões mais assertivas em relação aos negócios da empresa.

O acompanhamento diário das rotinas por profissionais especializados é fundamental para que pontos de melhoria possam ser identificados, tornando a gestão financeira empresarial mais eficiente.

Com processos financeiros bem estruturados torna-se muito mais fácil avançar em direção ao crescimento da organização como um todo.

Controle de contas a pagar

Não podemos negar que a grande maioria das empresas conta com um grande número de contas a pagar. São inúmeros fornecedores e custos operacionais que precisam ser organizados e quitados em dia.

No entanto, manter controle sobre todas as despesas, agendar pagamentos e certificar-se quanto a sua compensação requer ampla disponibilidade de tempo.

Rotinas operacionais do departamento financeiro, como o agendamento de contas a pagar, definitivamente não devem ser realizadas por gestores, uma vez que esses profissionais precisam estar envolvidos em outras tarefas importantes para o desenvolvimento dos negócios.

Sendo assim, a contratação de uma Assessoria Financeira surge como a solução perfeita para manter a organização de processos rotineiros envolvendo a gestão financeira de uma empresa, como é o caso do controle de contas a pagar.

Entregue a sua Assessoria Financeira a responsabilidade por agendar e monitorar a compensação de pagamentos e utilize o seu tempo para concentrar esforços no crescimento dos seus negócios.

Preciso de uma Assessoria Financeira: Emissão de boletos e controle de  inadimplentes

Você ainda perde tempo emitindo boletos e levantando os clientes inadimplentes? Você sabia que o tempo que você tem empregado nesse tipo de atividade rotineira pode está minando o crescimento da sua empresa?

Você não precisa mais perder tempo emitindo boletos ou cobrando os inadimplentes, nem mesmo ter custos elevados para manter um departamento interno de cobrança.

Com uma Assessoria Financeira que ofereça uma ampla variedade de serviços, você pode terceirizar a emissão de boletos e o controle de cobranças da sua empresa de forma simples, eficiente e prática.

Como vimos ao longo do artigo, uma Assessoria Financeira pode ser altamente benéfica para seus negócios. Através dela, você consegue ter maior controle da área e confiar que o trabalho está sendo realizado por especialistas.

Esse detalhe faz toda a diferença para seu negócio, uma vez que você poderá dedicar o seu tempo para fazer a empresa crescer, melhorar ainda mais sua especialidade e, ainda, evitar possíveis prejuízos e dores de cabeça.

Apesar de ser comum que muitos líderes e gestores evitem empresas especializadas por causa do investimento, é inegável que, em uma análise mais atenciosa, a conclusão final seja de que o benefício vale muito a pena.  

Encontre seu especialista com a Express!

Outras Publicações

1 2 3 20