Saiba como criar parcerias de sucesso para o seu negócio!

Saiba como criar parcerias de sucesso para o seu negócio!

Tenho certeza que você já ouviu a frase “a união faz a força” em algum momento da sua vida, não é mesmo?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas têm buscado meios para se destacar dos concorrentes, e é aí que a expressão ganha poder.

Fazer boas parcerias pode ser uma estratégia extremamente útil para expandir o alcance da sua empresa ou produto, e é uma das ações que têm sido tomadas pelos negócios e pode trazer ganhos para os dois lados. 

Seja em um negócio online ou offline, é a partir delas que um empreendedor pode alcançar novos públicos e, além disso, elas permitem que as organizações expandam suas fronteiras e adquiram vantagens competitivas, já que estarão sempre atualizadas com as tendências do mercado.

Se você se interessa pelo assunto e deseja buscar uma parceria de sucesso para o seu negócio de maneira assertiva, separamos algumas dicas. Continue a leitura!

1. Estude seu mercado

Ao iniciar seu negócio você provavelmente já se aprofundou um pouco sobre o mercado em que ele está inserido e identificou o que as pessoas buscam nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Contudo, esse processo também deve ocorrer para encontrar parceiros, e você precisará rever de maneira mais ampla e estratégica quais são as necessidades que seus clientes esperam atender ao consumir o que sua empresa se propõe a fazer, tentando enxergar até mesmo além desse ponto.

Uma dica é buscar entender quais as necessidades que não têm a ver diretamente com o que você vende, mas que se relacionam e podem ser supridas por um parceiro. O importante é ter a disposição do cliente algo que complemente seus produtos ou serviços e enriqueça a experiência do cliente.

Um bom exemplo disso são os maquiadores que realizam cursos e fecham parcerias com cabeleireiros e fotógrafos para expor seus trabalhos, permitindo que eles sejam divulgados e todos saiam ganhando. 

Para tornar essa tarefa um pouco menos complicada, a nossa dica é realizar uma análise SWOT para conhecer seus pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças.

2. Conheça seus concorrentes

Analisar as empresas que concorrem com o seu negócio é fundamental para se destacar no mercado.

Isso ocorre porque ao observá-los você conseguirá obter ideias e, além disso, entender até mesmo em que eles estão falhando e como você pode tornar esses problemas uma força do seu negócio através da obtenção de parcerias que o ajudem.

Outro fator interessante é que, ao ficar de olho na concorrência, você saberá bem quais marcas estão sendo bem avaliadas pelas pessoas e se elas estão abertas a parceria, te ajudando a encontrar o parceiro certo para a ação que estiver planejando.

Dessa forma, sua empresa poderá obter um diferencial competitivo diante dos concorrentes, garantindo maiores benefícios e comodidades aos seus clientes.

3. Defina um objetivo

Antes de convidar uma empresa para trabalhar com a sua é muito importante que um objetivo que possa beneficiar os dois lados seja definido.

Pense bem: qual será a ideia central da parceria e as ações a serem realizadas a partir dela?

A ideia é buscar responder essa pergunta para reduzir o tempo gasto com burocracias, otimizar os processos internos e aumentar a produtividade das equipes envolvidas.

4. Faça networking

O  networking é fundamental para qualquer empresa ou empreendedor, principalmente para quem deseja ganhar visibilidade e reconhecimento no mercado.

Para garantir que isso aconteça, o ideal é que você esteja sempre presente e acompanhando eventos como palestras, workshops e cursos, bem como investindo na criação de contatos por meio das redes sociais, de forma a encontrar vários outros profissionais que tenham  afinidade com o seu negócio e estão engajados nos mesmos assuntos que você.

Uma boa dica é entrar também no LinkedIn, uma rede social totalmente voltada ao mundo corporativo e que te permitirá encontrar informações curriculares e perfis detalhados de empresas e suas atividades para você conhecê-las melhor e saber se elas se encaixam com sua proposta.

É importante lembrar que esse networking deve ser feito para montar uma rede de contatos com pessoas que possam te apoiar, inspirar e ajudar no seu desenvolvimento profissional de maneira saudável!

5. Comunique-se com clareza

Tome cuidado com os ruídos que podem ser causados por problemas de comunicação!

Para evitar que isso ocorra na parceria estabelecida e fazer com que ela se quebre e cada um siga para seu lado, o ideal é combinar cada um dos detalhes e buscar entender o que cada uma das partes envolvidas  esperam de resultado e o que irão fazer para atingi-los.

Todos os envolvidos precisam estar cientes das suas funções, obrigações e direitos, então lembre-se de comunicar-se de maneira simples, direta e compreensível, e pensar nas melhores estratégias para que os objetivos sejam alcançados e todos saiam satisfeitos

6. Avalie o retorno obtido

Para conseguir ter sucesso no seu negócio tudo precisa ser medido, inclusive as parcerias comerciais. Se você não souber medir e analisar os resultados, não irá conseguir identificar o que deu certo, o que não saiu como você esperava e qual foi o resultado geral da parceria.

Assim, ao avaliar o andamento desse trabalho periodicamente você entenderá o que pode ser melhorado e até mesmo avaliar se manter aquela parceria vale a pena.

Algumas métricas que podem ser usadas nessa avaliação são:

  • Custo;
  • Índice de reclamações ou elogios dos clientes;
  • Visitas nas redes sociais e sites;
  • Retorno sobre o investimento (ROI);
  • Engajamento dos clientes;
  • Aumento de seguidores;
  • Qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Entre outras.

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será para entender se a parceria comercial está realmente sendo benéfica para sua empresa.

Benefícios de uma parceria de sucesso

Agora, apresentaremos com mais detalhes quais os principais benefícios de uma parceria de negócios. Confira!

  • Otimização de processos: com as altas demandas das empresas, entender como funciona a gestão de cada uma e utilizar os conhecimentos para aplicar melhorias pode garantir uma maior facilidade para os negócios envolvidos. Isso porque uma empresa pode facilitar o acesso a produtos ou serviços  no desenvolvimento da outra e, ainda, agregar uma melhor experiência de compra para o consumidor final.
  • Atuação estratégica: a junção do público-alvo das duas empresas torna possível elaborar ações e estratégias que alcancem os dois públicos, fazendo com que processos internos se tornem mais estratégicos e, por consequência, os lucros aumentem.
  • Soma de qualidades: ao firmar uma parceria com uma empresa que é referência  em alguma área, seu empreendimento vai se fortalecer nessa área, e, portanto, se tornar mais completo, podendo suprir eventuais necessidades.
  • Maior alcance: como as empresas parceiras divulgam os produtos e serviços uma da outra para seus clientes, o negócio destas empresas consegue alcançar com muito mais facilidade a um público que ainda não é seu principal consumidor, mas que, no fim, pode se tornar um cliente em potencial.

Viu como funciona?

Ao aplicar essa estratégia a seu favor, você poderá ajudar sua organização a se manter competitiva no mercado, agregando maior valor aos seus consumidores.

Identifique as necessidades dos seus potenciais clientes e vá além das expectativas deles em relação ao seu negócio.

Espero ter ajudado você a aprender como convidar uma empresa para uma parceria e, caso tenha gostado deste conteúdo, compartilhe o link com a sua equipe ou colegas.

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. www.expressctb.com.br. 

OUTRAS PUBLICAÇÕES