Paralegal: motivos para contratar um profissional
22/03/2021

Paralegal: motivos para contratar um profissional

Um grande contratempo no Departamento Jurídico de uma empresa são os processos burocráticos.

Sejam eles resolvidos de forma interna ou externa (como fóruns ou órgãos governamentais, por exemplo), podem sobrecarregar os advogados do seu negócio, tirando tempo para que eles lidem com seus clientes ou questões jurídicas.

Várias empresas e escritórios de advocacia contratam um profissional para ajudar na organização e diminuir o trabalho administrativo do advogado: o Paralegal. 

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre esse profissional, como ele trabalha e como contratar um Paralegal pode gerar repercussões positivas para sua empresa. Confira:

O que é um Paralegal?

Um Paralegal é uma pessoa que auxilia advogados e estagiários em serviços como pesquisas em banco de dados, preenchimento de documentos, entre outros. É quem cuida da papelada e da organização dos processos para que os advogados possam dar atenção aos clientes e à resolução dos casos.

Quais são suas funções?

O Paralegal precisa ser organizado, adaptável e objetivo. É necessário que ele esteja ciente dos processos administrativos e legais da empresa, além de entender que seu trabalho é fundamental para a eficiência e avanços das outras partes do departamento jurídico. 

É uma função muito maleável e segue de acordo com as necessidades do departamento jurídico, mas possui algumas características principais. São elas: comunicação, organização de documentos, pesquisa e análise. 

Comunicação: é comum que o Paralegal seja responsável por transcrever rascunhos, conclusões, pareceres, além de cartas e memorandos. Por conta disso, precisa ter domínio de gramática e boa escrita.

Organização de documentos: possuir métodos de organização digitais e físicos é fundamental para um Paralegal.

Além de ser responsável pela burocracia documental, é comum que esteja lidando com vários processos ao mesmo tempo, então para que não haja atraso, é preciso que o documento necessário para um determinado momento seja encontrado rapidamente.

Pesquisa: o Paralegal deve saber colher dados e informações, tanto de bancos de dados e instituições governamentais, quanto de lugares mais inusitados, como redes sociais. Nunca se sabe de onde sairá a informação necessária para os processos.

Análise: além de colher os dados, o profissional deve saber analisá-los e, a partir das conclusões, informar a equipe quais os melhores posicionamentos a seguir.

Pode precisar criar apresentações para apresentar a coleta e conclusão dos dados, e também convocar reuniões, dependendo da gravidade e pressão que algum processo possa ter.

Por que devo contratar um Paralegal?

Apesar de muita gente achar que o Paralegal é apenas um auxiliar, não é bem assim. Ele é parte fundamental para que os processos jurídicos e burocráticos da sua empresa sejam bem sucedidos.

Com funções mais técnicas, como organização e preenchimento de documentos, e funções práticas como pesquisa e auxílio da equipe, o Paralegal evita atrasos e deixa o trabalho mais fluido, dando espaço para o restante da equipe completar os processos de forma rápida. 

Veja a seguir quais são as vantagens em contratar um Paralegal para sua empresa

Foco dos Profissionais

Seu departamento jurídico precisa sempre estar atento se todos os documentos necessários para o funcionamento da empresa estão válidos. Certidões, alvarás, formulários de órgãos governamentais precisam estar vigentes, pois dependendo da situação, podem gerar problemas sérios e multas.

Com o Paralegal, um profissional especializado e focado nesse tipo de trabalho, a probabilidade de erros diminui bastante, além de deixar os trâmites mais eficientes e diretos ao ponto.

Dessa forma, seu Departamento Jurídico fica livre para focar em outras funções que não as burocráticas e os profissionais não ficam sobrecarregados.

Redução de Custos

Cuidar da parte burocrática da empresa, além de levar em conta todos os processos do departamento jurídico, é uma tarefa extremamente repetitiva. Se for feita por alguém que tem dificuldades ou não conhece formas mais eficientes, pode virar uma bola de neve e se tornar muito custoso.

O Paralegal diminui a quantidade de passos necessários para buscas em banco de dados ou instituições e deixa todas essas funções em um só profissional.

Assim, o custo operacional acaba diminuindo, se comparamos com um advogado que acaba se dividindo em vários e não consegue dar a atenção necessária para um cliente ou para um processo específico.

Aumento do Capital Intelectual dos Advogados

Ao contratar um Paralegal, é possível deixar para ele serviços administrativos e burocráticos e deixar seus advogados livres para questões mais jurídicas. 

Assim, eles podem focar mais em pesquisar novos serviços, focar em prospecção de clientes e fornecedores.

Os advogados também podem fazer cursos e especializações, se atualizando nos processos e leis vigentes.

Dessa forma, o departamento jurídico da sua empresa estará sempre de acordo com a legislação atual e seus advogados podem lhe trazer novidades para levar sua empresa cada vez mais longe.

Contatos com Futuros Advogados

Somente pessoas com graduação em Direito e aprovadas na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) podem oferecer atendimento jurídico, de acordo com a legislação brasileira.

Por esse motivo, os paralegais só podem trabalhar junto de um advogado, nunca de forma independente. Um Paralegal não pode exercer funções como dar consultas ou assinar petições em tribunais, daí a necessidade de ter a supervisão.

A maioria dos paralegais são pessoas com graduação em Direito, mas que ainda não foram aprovadas no exame da OAB.

Por diversas vezes, a pessoa usa a função de Paralegal como um intermediário entre o estágio e a advocacia, então você pode ter contato com um excelente profissional que pode advogar para sua empresa depois.

Diminuição de encargos trabalhistas

É possível contratar um Paralegal de forma terceirizada, da mesma forma que serviços de contabilidade ou até mesmo advogados.

Assim, você pode diminuir a folha de pagamento e encargos trabalhistas, além de reduzir o fluxo de caixa com despesas reembolsáveis de clientes. Eles podem ser contratados através de escritórios de advocacia e consultorias especializadas.

Um Paralegal terceirizado pode também transmitir conhecimento ao departamento jurídico da sua empresa e aumentando, passar conhecimentos específicos para sua equipe e assim melhorar as práticas e processos.

O Paralegal é um profissional versátil e de grande valia. Mas assim como a contratação de contabilidade ou escritório de advocacia, confira se o Paralegal tem conhecimento específico que é preciso para seu negócio. Dessa forma, as informações que ele trouxer irão ajudar a fazer sua empresa crescer ainda mais.

Outras Publicações

1 2 3 20