Tendências de Mercado: 6 negócios lucrativos que estão movimentando o mercado empreendedor

Para muitas pessoas, empreender é um sonho. 

Apenas em 2020, de acordo com uma pesquisa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com dados da Receita Federal, o Brasil totalizou 2,6 milhões de novos Microempreendedores Individuais (MEIs), maior número de registros nos últimos 5 anos, o que significa que mais pessoas estão colocando suas ideias em prática para buscar sucesso ou obter renda extra

Contudo, muitas dessas pessoas acabam enfrentando dificuldades em mostrar suas habilidades e conhecimento ao mercado visto que não basta somente ter o conhecimento técnico sobre sua área de atuação. Hoje, tudo está mais acelerado e é necessário saber despertar o interesse do público.

Precisa de ideias de negócios lucrativos para empreender em 2021 (quase 2022)?

Para você não correr o risco de investir em negócios que podem ser uma furada, separamos algumas sugestões neste conteúdo para você se inspirar. Olha só:

#1. Loja virtual

Principalmente após o início da pandemia, com o distanciamento social e o fechamento de estabelecimentos, que foram um verdadeiro balde de água fria  nos empreendedores e pequenos empresários, vender produtos de forma online se tornou uma opção lucrativa e também um desafio para aqueles que não utilizavam esse  modelo de negócio.

Com o aumento da demanda pelo  mercado digital, onde as compras online cresceram cerca de 68,1%, em 2020, quando comparado a 2019, muitos dos comerciantes passaram a perceber os benefícios de investir em uma loja virtual. Assim, a pandemia mostrou que muitos produtos que antes eram vendidos apenas de maneira física poderiam ser vendidos  parcial ou totalmente de forma online,  reduzindo custos com espaço físico para abrir um negócio, um grande benefício já que esse representa uma  despesa a menos no final do mês.

Mas vale lembrar: apesar de parecer uma abertura fácil quando comparada com a loja física, é necessário ter bastante cuidado com o negócio para obter sucesso. Isso inclui a necessidade de um bom planejamento, um gerenciamento virtual e atenção às plataformas e ferramentas que precisam ser utilizadas, boas fotos dos produtos e descrição dos serviços, fácil acessibilidade aos portais de vendas, um bom atendimento ao cliente, segurança nos pagamentos, entre diversos outros pontos.

#2. Marketing de afiliados/parcerias

Um modelo que tem funcionado bem no comércio é o  de parcerias entre afiliados por se tratar de uma excelente alternativa para quem não possui um tipo de negócio definido.

De maneira geral, esse segmento consiste em divulgar produtos ou serviços através de plataformas online variadas e receber uma comissão a cada venda que tenha como ponto de partida o marketing da pessoa que está oferecendo. Trata-se de identificar oportunidades em outros negócios e poder alavancá-los fazendo divulgação, permitindo assim que os dois lados saiam ganhando.

Dessa forma não é necessário investir em um serviço  ou produto, ou ter um estoque em casa,  mesmo sem estes  será possível obter dinheiro por meio das indicações geradas por essas parcerias, que funcionam nos mais variados setores, como: cursos, livros, materiais digitais, entre outros.

#3. Ramo alimentício

Apesar de ter sido um dos setores mais prejudicado durante à pandemia, continua sendo conhecido por estar sempre em alta,  podendo ser bastante lucrativo e vantajoso para quem investe. 

Além disso, são infinitas as opções de produtos para vender. Desde sobremesas, salgados, comidas típicas, saladas, doces para festas e marmitas até comidas congeladas e alimentos saudáveis, cada um delas representa uma possibilidade de ganhar dinheiro sem fazer grandes investimentos.

Outro ponto interessante desse ramo é que o empreendedor pode até mesmo aproveitar um talento que já possui no preparo de um determinado  tipo de comida e utilizá-lo para se destacar no mercado, sempre lembrando de investir juntamente a criatividade e algum  diferencial. Além disso, existe também a possibilidade de preparar os alimentos diretamente de casa, evitando assim custos com aluguel de espaço, pessoas para atender os clientes, móveis, etc, bem como de realizar as vendas de forma online.

Dica Express: antes de começar a investir com tudo no seu negócio, é importante saber se o tipo de negócio a ser desenvolvido pode ser feito na sua casa, principalmente, no que diz respeito a apartamentos e condomínios, e entender que quanto a produção de alimentos terá que seguir normas e regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária da sua localidade.

Ao escolher esse negócio, uma dica é de estar atento aos hábitos de consumo do público,  assim será possível focar exatamente em um que pode ser atingido para se consolidar no mercado. Também é importante estar atento em como e onde encontrar essas pessoas e, caso elas estejam presentes na internet, investir na divulgação para ter um alcance muito maior e utilizar as plataformas como vitrine dos produtos.

Para quem tem mais capital esse modelo de negócio se aplica também às diversas franquias de alimentos já existentes, sendo assim uma boa alternativa para quem busca algo já consolidado.

#4. Moda e vestuário

Também um ramo com diversas possibilidades e públicos, o segmento de vestuário possui boa aceitação no mercado e retornos financeiros.

Para entrar nessa área você pode criar uma loja de roupas física, online ou com serviços em domicílio e até mesmo escolher nichos específicos, como moda praia, roupas fitness, roupas para grávidas, etc.

É fundamental estabelecer alguns parâmetros, como:

  • Público-alvo: defina quem são as pessoas que podem comprar os produtos que você pretende vender para traçar estratégias focadas nele;
  • Estilo de roupa: selecione nichos específicos como roupas básicas, moda festa, roupa íntima, plus size, jovem, masculina ou feminina;
  • Canal de vendas: uma loja física permite um atendimento mais aproximado ao público, já uma loja virtual permite que você venda para o país todo. Além disso, existe também a possibilidade de manter as duas opções, então a escolha deve ser feita com cuidado e levando em conta fatores como modelo de trabalho, possibilidade de investimento, formas de pagamento, de atendimento, etc.
  • Divulgação dos produtos: independente do canal de vendas escolhido é muito importante fazer uma boa apresentação dos produtos. Para isso, tenha um bom atendimento, selecione boas fotos caso seja online, saiba descrever e detalhar bem as informações sobre eles;
  • Bons fornecedores: selecione-os com base no melhor custo-benefício, considerando parâmetros como qualidade, preço, disponibilidade, etc.

#5. Cursos online

Com a população brasileira cada vez mais conectada, o avanço das tecnologias e uma maior facilidade de acesso aos diversos conteúdos existentes nelas, o ensino à distância vem se tornando cada vez mais popular por conseguir atingir pessoas em qualquer lugar do mundo

Se bem planejada e executada essa é uma ideia que pode trazer excelentes retornos por tratar-se de um modelo bastante vantajoso tanto para quem quer ensinar como aprender, e caso você deseje atuar por conta própria pode iniciar definindo um público-alvo e identificando seus conhecimentos e habilidades para repassá-los através de aulas em vídeo ou e-books.

Importante: lembre-se de criar conteúdos de qualidade e que realmente vão agregar e chamar atenção para transformar esses cursos em dinheiro para você.

Bônus:

#6. Bolsa de valores

Conhecida como o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto e outros valores mobiliários, a bolsa de valores pode ser uma excelente alternativa de investimento.

Mas calma: antes de iniciar investindo seu  capital em qualquer empresa é importante conhecer mais sobre o negócio e estabelecer um objetivo fixo, além de estipular se você busca um retorno a longo, médio ou curto prazo.

Gostou das ideias de negócios lucrativos para 2021 e está pensando em empreender?

Vale muito a pena investir em negócios lucrativos, especialmente se você já tem o desejo de se tornar o dono do seu próprio empreendimento. Lembre-se apenas de analisar todos os aspectos do negócio e escolher o que melhor se alinha ao seu perfil para atingir suas metas.

Além disso, é importante também buscar formas de se destacar no mercado para não se tornar apenas mais um negócio.

Precisando de ajuda para decidir em qual negócio apostar e como estruturá-lo da forma correta e reduzir custos, fale com a gente!

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