Mulheres no mercado de trabalho: como está essa relação?

Mulheres no mercado de trabalho

Mulheres no mercado de trabalho? Embora a luta das mulheres não seja recente, ainda há um longo caminho pela frente. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a igualdade de gêneros só será alcançada em 2095, se as lutas pela causa continuarem. Esse é apenas um pequeno recorte de um cenário muito mais amplo e que deve ser discutido.

Neste artigo especial em comemoração ao Dia da Mulher, vamos falar sobre a participação delas no mercado de trabalho, na liderança e no empreendedorismo. Confira!

Participação das Mulheres no mercado de trabalho

Uma pesquisa publicada pelo IBGE mostra que, entre o mercado formal e o informal, as mulheres correspondem à maior parte da população fora da força de trabalho, representando 64,7% dos inativos na média nacional.

Parte dessa desigualdade está relacionada à maternidade, já que a responsabilização da mulher pela criação dos filhos pesa durante os processos de contratação.

Principais desafios

Além disso, há outros desafios enfrentados diariamente, como os que destacamos abaixo.

Diferença salarial

Ainda segundo o IBGE, as trabalhadoras brasileiras ganham, em média, 20,5% menos do que os homens. Essa realidade é observada em todos os cargos, desde o início da participação feminina no mercado de trabalho. Isso significa que, atualmente, essas mulheres recebem 3/4 do que um homem ganha.

Dupla jornada

A dupla jornada é um problema recorrente para mulheres que trabalham fora e precisam cuidar da família. Muitas vezes, essa jornada é tripla, porque elas precisam manter e gerenciar a casa, sem abandonar o suporte ao marido e a educação dos filhos.

Vemos com frequência mulheres que precisam fazer todos os afazeres domésticos, mesmo com um companheiro em casa. É mais do que necessário absorver a ideia de que ajudar não é o suficiente. Uma divisão justa das tarefas deve ser cada vez mais difundida para que haja equilíbrio nas responsabilidades.

Preconceito

Muitos homens ainda enxergam as mulheres como frágeis e incapazes, sem a inteligência ou a força necessária para conduzir equipes ou lidar com cargos mais complexos.

Já foi mais do que provado que isso se trata apenas de um preconceito, porém é uma ideia que ainda permanece em muitos tomadores de decisão o que dificulta a ocupação e a ascensão das mulheres no ambiente corporativo.

Mulheres na contabilidade

No universo da contabilidade, encontramos números um pouco mais expressivos de presença feminina. Elas representam 40% do total de profissionais que atuam no setor, mas poucas ainda ocupam espaços de poder.  Isso certamente influenciam Mulheres no mercado de trabalho

Na gestão 2020/2021 dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), por exemplo, são 10 mulheres ocupando os cargos de presidência, em um total de 27 Conselhos em todo o Brasil.

Essa maior participação começou a ser trabalhada há 20 anos, com o projeto Mulher Contabilista, que busca destacar a importância da mulher no contexto social, impulsionando o empreendedorismo.

Reconhecimento da liderança feminina

As empresas estão cada vez mais se dando conta de como as mulheres podem ser excelentes líderes. Em comparação aos homens, elas desenvolvem competências como sensibilidade, empatia e maior adaptação às novidades tecnológicas, tendo assim uma maneira eficiente de lidar com as demandas organizacionais.

Pelo menos é o que aponta o estudo Women Business Ower Spotlight, realizada pelo Bank of America Business Advantage, que aponta o crescimento da liderança feminina em escala global.

No entanto, ainda há muito para conquistar ― no Brasil, apenas 3% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, segundo dados da Brain & Company.

Empreendedorismo: jornada estendida e forte dedicação

Como resposta à falta de oportunidades no mercado e ao preconceito de gênero ainda presente, muitas mulheres partem para o empreendedorismo como forma de obter sua renda e construir algo no que acreditam.

Embora a flexibilidade de horário seja celebrada para quem trabalha por conta própria ou remotamente, a verdade é que isso nem de longe significa uma rotina tranquila.

Essas mulheres lidam com a sobrecarga de atividades e, por serem as principais responsáveis pela empresa, acabam enfrentando um expediente mais longo.

O fato de muitas estarem em home office reforça ainda mais o peso de serem as principais responsáveis pela manutenção da casa e pelo cuidado dos filhos. Nem sempre essas empreendedoras têm o espaço ou o horário de trabalho respeitados, tendo que lidar com demandas domésticas ao mesmo tempo em que cuidam da empresa.

Crescimento do empreendedorismo feminino na pandemia

A pandemia trouxe desafios para todos, inclusive para pessoas que perderam o emprego e precisaram se reinventar para continuar sustentando a família. Durante esse período, houve o crescimento de 40% no empreendedorismo feminino, de acordo com dados da Rede de Mulheres Empreendedoras

As donas de pequenos negócios também foram mais ágeis na implementação de inovações para manter o negócio durante a crise. Foram 71% das mulheres que aderiram a redes sociais, aplicativos e internet para aumentar as vendas, contra 63% dos homens, segundo pesquisa do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Queremos, com este artigo, reforçar a importância da mulher para o crescimento econômico do país e destacar como a divisão de papéis ainda é desigual. É fundamental evitarmos a romantização do acúmulo de funções que as mulheres têm de assumir e começarmos a mudar a maneira de pensar, começando por nós mesmos, como pessoas e profissionais.

Também queremos aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as colaboradoras e parceiras que ajudam a Express CTB a crescer com sua inteligência, dedicação e esforço. Vocês são essenciais. Nosso muito obrigado!

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. www.expressctb.com.br. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES