Escritório de contabilidade: conheça suas principais atribuições e importância

Escritório de contabilidade

Quando se pensa sobre contabilidade,  a maioria das pessoas que não atuam na área associam estas apenas  a burocracias e números chatos ou pagamentos de impostos.

Mas, na realidade é bem diferente.

Ao contrário do que se imagina, a contabilidade é de extrema importância para qualquer pessoa ou empresa e está associada diretamente aos seus aspectos gerenciais, podendo assim transformar positivamente sua realidade.

Existem muitos benefícios na contratação de um escritório de contabilidade e, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Continue conosco para descobrir e aproveite a leitura!

O que é a contabilidade?

Conhecida como a ciência da riqueza, ela é a área que estuda e coloca em prática funções de registro e controle relativas a atos e fatos da Economia e  Administração.

Para descrevê-la melhor, ela é responsável por manter e analisar registros contábeis, bem como as demonstrações de resultados das empresas, de forma a auxiliar no processo de administração de um negócio e sua tomada de decisão.

Fundamental para empresas de qualquer porte, ela está inserida em diversos contextos. O primeiro deles diz respeito a recolher informações para fornecer para governos, bancos, investidores e outras entidades, como patrimônio, contas a pagar e receber, demonstrações de lucros ou prejuízos, depreciação do ativo imobilizado entre outras, todas usadas para avaliar a situação econômica e financeira da empresa e prever o futuro.

A partir dessas informações se chega a outra função da contabilidade, que também pode ser destacada como umas das  mais impactante para um negócio: utilizá-las em um contexto gerencial e demonstrar aos empreendedores, através de uma linguagem simples e acessível, como elas podem garantir uma maior vantagem competitiva para sua empresa, permitindo que as melhores estratégias sejam traçadas.

Para o desenvolvimento dessas atividades existem os escritórios contábeis, que normalmente dividem as atividades por meio de departamentos, como:

  • Pessoal: responsável pelos encargos sociais, contracheques, folhas de pagamento, rescisões, tributos, etc;
  • Fiscal: cuida dos impostos, contribuições e declarações exigidas para o funcionamento da empresa etc;
  • Contábil: apura o patrimônio da empresa, seus lucros ou prejuízos, e gera as informações que permitirão uma melhor tomada de decisões etc;
  • Paralegal/societário: trata da emissão e alterações do contrato social e ajuda em todo o processo de abertura e funcionamento do negócio etc.

De forma geral,o escritório cuida de todas as responsabilidades contábeis de uma empresa para assegurá-la em todos os âmbitos. Separamos algumas de suas rotinas para melhor descrever.

Quais as rotinas de um escritório de contabilidade?

1. Organizar o controle financeiro

É muito frequente ver as empresas fazendo confusão com a divisão entre as finanças da pessoa jurídica para a pessoa física, principalmente as menores. Isso pode acabar gerando uma desorganização e comprometer seriamente a situação financeira da empresa.

É nesse ponto que entra a função do escritório de contabilidade e seus diversos departamentos: evitar que o negócio entre em problemas. Para isso ele assume uma rotina de atuação estratégica, garantindo que todas as informações estejam sendo bem controladas.

2. Realizar as obrigações acessórias

Entre os principais serviços pelos quais os contadores são procurados destacam-se as obrigações acessórias. 

Por se tratar de um processo burocrático, muitas vezes as pessoas não dão a devida importância e o encaram até mesmo como a única função do contador, mas ele é essencial para garantir que as empresas se mantenham em dia com a Receita Federal, evitando que elas recebam multas.

Nessa atividade é muito importante que o contador demonstre como essas obrigações podem gerar informações importantes para os relatórios gerenciais da empresa, ajudando na tomada de decisões.

Para que toda documentação a ser emitida pela contabilidade seja preenchida da forma correta, é de extrema importância que os clientes transmitam todas as informações necessárias e verídicas no tempo sinalizado pelo contador para que não haja atrasos na entrega de documentações que além de multas podem ainda gerar fiscalizações, auditorias, cancelamento do CNPJ e até mesmo prisão.

3. Fazer o planejamento tributário

É muito importante contar com um profissional qualificado da área de contabilidade que saiba escolher qual o melhor enquadramento tributário para a empresa.

O ideal é que seja selecionado aquele em que se pague menos tributos e ainda assim se encaixe com a realidade em que o negócio está inserido, e ele precisa ser revisado de tempos em tempos, considerando as mudanças de faturamento e legislativas que podem ocorrer.

4. Controlar o fluxo de caixa

Ao iniciar um negócio o empreendedor se depara com o fluxo de entradas e saídas e pode já se assustar por não compreender muito bem a importância de guardar todas as informações.

É aí que entra o papel do contador: ele será responsável por dar dicas sobre como registrar e controlar as informações e pode até segmentar os tipos de custos ou despesas, facilitando o entendimento do dono do negócio e demonstrando a importância da contabilidade em sua rotina.

5. Auxiliar no planejamento estratégico 

Todo ano os empreendedores precisam rever seu negócio, analisando de forma geral tudo que ocorreu em relação ao atingimento de metas. Para isso, será necessário verificar como foi o fluxo de caixa, se os resultados foram positivos, quais os impostos pagos, se o planejamento tributário precisa ser refeito e outros pontos que fazem parte da responsabilidade da contabilidade.

A partir de toda essa verificação se facilita entender em que situação a empresa se encontra no momento e qual caminho ela deve seguir para atingir seus objetivos, e ninguém melhor para estruturar de forma estratégica essas informações contábeis e financeiras do que o contador. Assim, o gestor terá o auxílio e dados robustos para fixar suas metas.

Quais as vantagens de contratar um escritório contábil?

Contar com o auxílio contábil de uma empresa pode trazer muitos benefícios para qualquer negócio. Suas atividades vão desde a abertura até a gestão da rotina da empresa, e pode gerar vantagens como:

  1. Prevenção e auxílio em crises: apesar das tentativas de evitá-las, crises podem ocorrer em qualquer empresa e é muito importante estar preparado para elas. Assim, ao contar com o apoio de um escritório você estará preparado financeiramente em casos de escassez, terá ajuda na escolha de caminhos para te tirar dela e poderá ter acesso a demais informações importantes;
  2. Evita erros contábeis: erros contábeis são fáceis de ocorrer devido à minuciosidade das informações e podem acarretar falhas no recolhimento, gerando multas e encargos altos e uma perda de dinheiro significativa. Contudo, ao ter acesso a um escritório que ajudará a empresa os demonstrativos contábeis estarão corretamente analisados e alinhados à realidade da empresa;
  3. Facilitação de empréstimos: um contador sabe os caminhos exatos e documentos necessários para obtenção de empréstimos, se necessário, de forma a auxiliar no crescimento da empresa;
  4. Diminuição de custos: a partir do gerenciamento de todo o aspecto tributário da empresa a mesma poderá economizar e evitar o escoamento dos lucros, afinal, você terá a assessoria de um profissional que busca sempre  alternativas que permitam o pagamento mínimo de impostos.
  5. Aumento da competitividade: a partir das informações precisas que um escritório de contabilidade pode dispor a favor do negócio é possível tomar decisões importantes em tempo hábil, fazendo com que seu negócio mantenha vantagem competitiva   frente aos concorrentes. 

E você, sabia que um escritório contábil podia trazer tantas vantagens para uma empresa? 

Contar com o apoio de um escritório contábil ajuda, e muito, os negócios a manterem sua sustentabilidade financeira e pode transformar positivamente a realidade da empresa. 

Os profissionais da área poderão acompanhar o negócio de perto e atuar como verdadeiros parceiros de negócio, na prática, permitindo que a empresa esteja por dentro das suas finanças  e adote ferramentas que levarão a empresa a outro patamar. Esse tipo de serviço pode realmente colocar qualquer empreendimento à frente do mercado.

Espero ter ajudado você a entender quais as principais atribuições e importância deste serviço e, caso tenha gostado deste conteúdo, compartilhe o link com a sua equipe ou colegas.

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. www.expressctb.com.br. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES