Veja as maiores dificuldades apresentadas pelos empreendedores no controle financeiro

Homem branco com cabelos e barba castanho escuro, vestindo uma camisa social branca de manga comprida, sentado em uma mesa de madeira com um computador a sua frente. Este segura na mão direita seu óculos e leva a mão esquerda com o dedo indicador e polegar entre os olhos, mostrando preocupação com o controle financeiro da sua empresa.

A pandemia, a instabilidade econômica e o desemprego, foram fatores determinantes para o aumento do empreendedorismo no Brasil. A necessidade de busca de uma renda extra, ou até mesmo renda principal, levou muitas pessoas a se reinventarem no meio empreendedor.  

Em dados divulgados pelo Ministério da Economia, o ano de 2020 aumentou em 8,4% o número de Microempreendedores Individuais (MEI’s), quando comparado com o ano de 2019. Hoje o setor responde por cerca de 56,7% do total de negócios em atividade no país.  

Diante desse cenário, é de extrema importância que o empreendedor entenda que o controle financeiro da sua empresa deve estar alinhado com as boas práticas de gestão, isso poderá ser determinante para sua sobrevivência ou não no mercado. 

Sabemos que a maioria dos empreendedores não encontra moleza na sua rotina de trabalho, pois, além de serem os donos e gestores do negócio, precisam atuar também em outras frentes, como vendas, marketing, departamento pessoal, etc.  

As responsabilidades, de fato, não são poucas, assim, o empresário que busca ter o controle financeiro do seu negócio, pode dar um passo importante rumo ao sucesso.  

Explorando essa temática, esse post apresenta algumas dificuldades encontradas no controle das finanças e, também, traz dicas que podem ajudar os mais diversos empreendedores na gestão de suas empresas.  

Dificuldades comuns no controle financeiro de empresas 

Sem dinheiro não há como uma empresa sobreviver, seja ela de grande ou pequeno porte. No entanto, se a empresa for micro ou pequena, os recursos devem ser controlados de modo mais cuidadoso ainda, pois muitas não conseguem sustentar um golpe em suas finanças.  

O empreendedor, em regra, tem conhecimento do seu ramo de atividade, mas muitas vezes se aventura, pela própria necessidade, na gestão financeira do seu negócio. É aí que se depara com obstáculos até então desconhecidos, mas que precisam ser superados, para se manter vivo no mercado.   

Listamos a seguir sete dificuldades encontradas por empreendedores na gestão financeira dos seus negócios, vejamos: 

1. Misturar contas pessoais com contas da empresa 

Sim, você verá muito essa regra por aqui! 

Essa é uma regra básica na contabilidade, trata-se do Princípio da Entidade, esse princípio diz que as contas da entidade não se confundem com as dos sócios, mas na realidade isso muitas vezes, seja por desconhecimento, ou mesmo por desrespeito à orientação, não acontece.  

Essa prática dificulta o entendimento da real situação financeira do negócio, trazendo informações distorcidas e maquiadas, diferentes da realidade.  

A solução para isso, é você empreendedor definir um valor de pró-labore, ou seja, o seu salário como proprietário/sócio, que usará nos seus gastos pessoais, separando o seu dinheiro do da empresa.  

2. Ineficiência da gestão de fluxo de caixa 

Superado o primeiro desafio, ou seja, separado o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal, encontramos outro problema. Muitos empreendedores não conseguem honrar seus compromissos com fornecedores, financiadores e até mesmo funcionários, por simples falta de planejamento.   

Aqui, é extremamente importante realizar uma gestão eficiente de fluxo de caixa, esse tipo de controle garante que a empresa consiga fazer projeções de despesas a vencer, baseado em fatos passados, e assim pôr em prática seu planejamento financeiro de longo, médio e curto prazo.  

3. Falta de visão estratégica efetiva

É comum que muitos empreendedores não atentem para os riscos e oportunidades que surgem no cotidiano operacional, é preciso aproveitar as oportunidades que minimizam despesas ou maximizam lucros.  

Em outras palavras, os empreendedores, como pessoas criativas e arrojadas que são, devem se valer de oportunidades para reduzir gastos, investir e ampliar os negócios ou consequentemente, melhorar a eficiência das operações.   

4. Onde cortar despesas

Muitas vezes, motivado até pelo medo de uma economia mais recessiva, o empreendedor sai tomando medidas drásticas de redução de despesas, como, por exemplo, demitir colaboradores. Vale destacar aqui que o medo, ou o achismo, não podem ser tomadores de decisões no seu negócio

Então, antes de sair cortando tudo “a torto e a direito” foque em identificar ocasiões de redução de custos mais eficazes, priorizando o que é essencial para a manutenção das operações, sem comprometer a sua qualidade.  

5. Taxas diversas

Não há empreendedor que não reclame de inconvenientes taxas de máquinas de cartão, tarifas bancárias, juros diversos, taxas das empresas de entregas e de voucher. Enfim, no final das contas todos esses pequenos valores se transformam numa quantia considerável. Não é mesmo? 

Nesse caso, a saída para se livrar de parte dessas indesejáveis cobranças, uma vez que não dá para se livrar de tudo, é pesquisar bastante antes da contratação de um serviço. Hoje, há inúmeros canais para tratar das dúvidas que surgem na contratação desses serviços. Telefones, chats e e-mails são algumas opções, ter um bom relacionamento com o banco também pode ajudar.  

Outro ponto, é se atentar aos prazos de vigência dos contratos, pois ao fim de um determinado período algumas taxas podem ser aumentadas sem que a empresa seja comunicada.  

6. Cobrança de impostos 

Todos sabem que a cobrança de impostos no Brasil não é brincadeira, nem para as pessoas físicas, nem para os empreendedores, estes então sofrem ainda mais com a complexidade e as mais variadas alíquotas de tributos.  

O empreendedor deve estar atento para não pagar mais impostos do que deveria, comprometendo o seu financeiro. 

Estar atualizado com a legislação e alinhado com sua contabilidade ajudará a não pagar imposto além do que deve. 

7. Dificuldade no acesso ao crédito 

Para o empreendedor alcançar uma boa colocação no mercado, é fundamental ter acesso a linhas de créditos empresariais como forma de captação de recursos para investimentos, e assim, se manter competitivo frente à concorrência. Então, se você tem dificuldade na contratação de crédito face às instituições financeiras é preciso reverter esse cenário. 

Um dos pontos principais que dificultam as empresas de conseguirem crédito, são justamente, os problemas de controle financeiro. Assim, quando sua empresa apresenta uma gestão dos fluxos de caixa ineficiente, por exemplo, isso fica evidenciado nas demonstrações que são analisadas por tais instituições de crédito. Logo, sua resposta ao tão sonhado crédito será um NÃO! 

Empreender é bom para todos 

Muito bem! Você já deve ter percebido que todos esses entraves estão de algum modo ligados entre si, e acredite, é preciso saná-los.  

Portanto, você empreendedor deve buscar novos conhecimentos na gestão de finanças através de cursos, consultorias especializadas, ou até mesmo, troca de experiências com outros empreendedores. Outro ponto importantíssimo, é buscar a profissionalização das atividades contábeis que beneficiará diretamente as finanças do seu negócio e pode ser um fator decisivo para o seu êxito no mercado. 

É fato que a vida do empreendedor realmente não é fácil. No entanto, o empreendedorismo fortalece a economia na totalidade, favorecendo a geração de emprego, incentivando o consumo e abrindo concorrência que favorece ao consumidor. Ou seja, fazendo a roda da economia girar.  

As dificuldades fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa que idealiza novos projetos, mas essas dificuldades podem e devem ser superadas de maneira certa.  

É preciso estar atento aos entraves que surgem no cotidiano das operações e buscar ajuda especializada. Então, não ande sozinho, contadores, consultores, assessores e empresas especialistas em controle financeiro são fortes aliados, e te ajudarão a aprender em meio às dificuldades, minimizando riscos e potencializando as chances da sua empresa decolar rumo ao sucesso.   

Está pronto para resolver os seus problemas financeiros sem burocracia e ter relatórios estratégicos de maneira eficaz? Entre em contato com a gente e se surpreenda!

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. www.expressctb.com.br. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES