Contabilidade digital, tradicional e híbrida: veja as principais diferenças e vantagens

Um mesa de madeira de cor clara com um computador e um laptop em cima destas e dois homens negros, cujas apenas as mãos estão aparecendo, analisam um gráfico de desenvolvimento de um negócio em uma prancheta azul. Um dos homens segura uma caneta na mão esquerda e o outro segura na mão esquerda uma caneta e segura uma calculadora com as duas mãos.

Difícil pensar em uma vida longe da tecnologia. Os smartphones e a internet mudaram a nossa rotina e também promoveram mudanças no setor contábil.

Contamos agora com três modelos principais de contabilidade: a digital, a tradicional e a híbrida. Quer entender melhor sobre cada uma? Veja quais são eles!

#01. Contabilidade digital

A contabilidade digital baseia-se no uso de softwares e da internet para a realização das tarefas, automatizando serviços.

Além dessas ferramentas, em muitos casos, a contabilidade digital também pode usar a Inteligência Artificial e tem o contador como participante ativo, assumindo um papel estratégico na empresa.

Na contabilidade digital, as tarefas são realizadas em menos tempo, o que permite a prestação de serviços para um número maior de pessoas, além de facilitar o acesso aos dados.

O escritório pode funcionar de maneira mais rápida e barata, o que pode aumentar muito a longevidade do negócio.

Para o cliente, não é preciso enviar malotes volumosos de documentos físicos, a comunicação com o contador é muito mais ágil e os processos são mais organizados.

Todas as atividades são feitas com plataformas modernas e inteligentes, que podem ser acompanhadas pelos empresários, mas estão sob responsabilidade do contador. 

Diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online

Muitas pessoas podem confundir o conceito de contabilidade digital com a contabilidade online. Afinal, ambos trabalham com uma tecnologia bem atual e precisam da internet para atuar. No entanto, há diferenças entre as duas modalidades.

Na contabilidade online, as atividades são feitas pelo próprio empresário, em uma plataforma. Nesse caso, a contabilidade é levada no estilo “faça você mesmo”, o que traz bastante autonomia ao dono do negócio, mas também aumenta a probabilidade de erros.

Um detalhe importante na hora de fazer a contabilidade é a atenção aos prazos e aos valores indicados corretamente. Por não ter muita prática com esse trabalho, o empresário pode cometer alguns deslizes nesse sentido, o que provoca sérios prejuízos ao negócio.

A contabilidade digital também é baseada na tecnologia, porém os cuidados ficam sob responsabilidade do contador.

O cliente pode aproveitar a plataforma para enviar documentos e obter relatórios, mas não precisa se preocupar com a apuração de impostos e o cumprimento de outras obrigações.

#02. Contabilidade tradicional

A contabilidade tradicional é o modelo mais conhecido e oferece uma prestação de serviços presencial. Ela requer a instalação de um escritório físico para que o cliente possa visitar o contador sempre que necessário. É nesse lugar em que as atividades são realizadas e onde ficam os documentos das empresas que o contador atende.

Geralmente, os clientes precisam enviar as notas fiscais, contratos e outros papéis importantes para esse escritório.

O contato entre cliente e contador é bem próximo, o que pode ser uma grande vantagem para quem valoriza os métodos mais antigos de atendimento e gosta de ter uma relação mais pessoal com os profissionais que ajudam a cuidar da empresa.

Também é uma opção interessante para quem não está familiarizado com a tecnologia e consegue trabalhar melhor de maneira analógica.

Ao mesmo tempo, a contabilidade tradicional tem processos mais morosos, o que pode afetar a produtividade e o atendimento ao cliente. Isso pode provocar atrasos no cumprimento das obrigações, acarretando multas e outros problemas.

#03. Contabilidade híbrida

A contabilidade híbrida procura mesclar o melhor dos outros dois modelos ― tradicional e digital. Nessa proposta, o contador executa parte dos serviços de forma online, mas está disposto a atender ao cliente sempre que necessário, prestando uma consultoria e orientando os processos do negócio.

Esse contato pode ser feito por meio de ferramentas como Skype, Zoom e Google Meet. Assim, não é necessário que a empresa esteja na mesma cidade do escritório de contabilidade para que essas conversas aconteçam.

O modelo híbrido é muito interessante porque traz a rapidez e a digitalização necessária para um trabalho contábil eficiente, mas ao mesmo tempo mantém o profissional próximo ao cliente, estabelecendo uma parceria consistente e efetiva.

Além disso, a contabilidade híbrida fornece as informações em tempo real, permitindo que o gestor cheque os dados e obtenha relatórios atualizados para a tomada de decisões.

Vale lembrar que toda empresa precisa de um contador para regularizar os processos. As que são legalmente dispensadas dessa obrigação ainda podem solicitar o apoio desse profissional como consultor, um trabalho importante para o sucesso do negócio.

E para finalizar…

A Express CTB, atenta às mudanças que acontecem na rotina das empresas e na prestação de serviço contábil, oferece o modelo híbrido para seus clientes. Com isso, garantimos a regularidade nos processos, a rapidez das informações e o cumprimento dos prazos.

Além disso, também oferecemos todo o suporte necessário para sanar as dúvidas dos clientes e orientá-los a tomada de decisões.

Precisa daquele apoio de confiança para cuidar dos impostos e do plano de negócios da sua empresa? Não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe!

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. www.expressctb.com.br. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp

OUTRAS PUBLICAÇÕES