Qual a importância de contar com uma assessoria contábil após abrir um negócio?
25/05/2021

Qual a importância de contar com uma assessoria contábil após abrir um negócio?

Não basta abrir uma empresa da maneira correta. É necessário ter cuidado durante a prestação de contas e manter o CNPJ em conformidade. Para isso, o trabalho de uma boa assessoria contábil pode fazer toda a diferença.

O que realmente a assessoria contábil faz e como ela pode ajudar de maneira prática? É o que apresentamos neste artigo. Confira!

O que é uma assessoria contábil?

A assessoria contábil presta diversos serviços de contabilidade, que vão desde cuidar do cumprimento das obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas, até ajudar no controle financeiro do negócio e ajudá-lo a crescer, se esse for seu desejo.

Mesmo para quem é MEI e que não precisa da assinatura de um contador, essa assessoria é bastante útil, diminuindo a carga de preocupações para o empresário.

Quais são os serviços oferecidos pela assessoria contábil?

Conheça alguns dos trabalhos realizados por uma assessoria contábil e que são importantes para o seu negócio.

Certificação digital

O certificado digital funciona como uma assinatura digital, que oficializa as operações da sua empresa para fins legais e atesta a veracidade de diversos processos.

Atualmente, diversas rotinas indispensáveis para uma empresa só são possíveis com a apresentação do certificado digital, tornando a contratação desse serviço obrigatória.

Regularização

Algumas pessoas começam uma empresa de maneira muito amadora. Com o crescimento das demandas, surge a necessidade de formalizar o negócio.

Mas nós sabemos que essa tarefa não é nada fácil. São vários detalhes que merecem atenção, e que podem confundir bastante o empreendedor.

Para isso, uma assessoria contábil pode atuar de maneira consultiva. Os profissionais conseguem solucionar dúvidas e orientar em relação aos processos e às declarações, além de cuidar de tudo o que é necessário para que o CNPJ atue regularmente.

A assessoria ajuda você a enquadrar seu negócio no regime adequado, o que pode vir a reduzir sua carga tributária.

Gestão financeira

Uma boa gestão financeira serve não só para deixar as contas “no azul”. Com relatórios claros, é possível identificar problemas e tomar as melhores decisões, proporcionando um crescimento claro e seguro para a corporação.

Esse serviço pode ser terceirizado para um escritório contábil competente. Além desses profissionais terem uma sólida experiência no assunto, certamente os custos serão menores do que a contratação pela empresa de funcionários responsáveis por essa gestão.

RH e Folha de Pagamento

Outra questão importante para os negócios são as obrigatoriedades legais que envolvem a admissão e a demissão de colaboradores, assim como o pagamento dos direitos e a emissão de holerites.

A assessoria contábil também atua como apoio para o RH nesses aspectos, evitando processos trabalhistas e problemas com os funcionários.

Auditoria

Esse é um trabalho bem delicado e que requer a atuação de profissionais realmente especializados.

Durante a auditoria, são identificadas as possíveis irregularidades na situação financeira, trabalhista e tributária do negócio. Além de prevenir problemas fiscais, esse cuidado traz informações importantes para que os empresários façam um planejamento estratégico das finanças.

Documentos contábeis

A prestação de contas corporativas requer uma série de documentos trabalhosos, como balancetes, DREs e resultados financeiros, apenas para citar alguns.

Que tal deixar todo esse procedimento maçante e demorado nas mãos de quem realmente entende do assunto? Esse é mais um dos serviços que uma assessoria contábil de confiança é capaz de oferecer.

Qual a importância de uma assessoria contábil de qualidade?

Se você ainda se pergunta se a contratação desse serviço é realmente válida, mesmo após todos esses motivos descritos, vale destacar um fato recente.

A pandemia do coronavírus obrigou as empresas a adaptarem a maneira de trabalhar. Algumas precisaram demitir, outras tiveram que transferir funcionários para o home office. Além disso, o governo federal trouxe novas cláusulas de lei para ajudar os empresários durante esse período crítico.

Com uma assessoria contábil, fica muito mais fácil acompanhar todas essas transições, sem que a empresa perca o compliance e mantenha o controle dos balanços financeiros. Certamente, é um trabalho que o empresário não consegue levar sozinho – afinal, são muitas questões a serem tratadas no dia a dia de um empreendedor.

Como escolher a assessoria contábil ideal?

Agora que você já sabe tudo o que esses parceiros de negócios podem tratar, é hora de escolher a melhor opção entre tantas disponíveis no mercado.

Para ajudar nisso, separamos algumas dicas.

Avalie a expertise dos profissionais

O prestador de serviços que você está pensando em contratar tem realmente uma boa experiência em contabilidade e já atendeu negócios de diversos nichos?

Esses detalhes são importantes para entender se os profissionais têm o conhecimento necessário para trabalhar com as demandas da sua corporação.

Verifique as tecnologias usadas

A assessoria contábil está a par de softwares recentes e novidades de mercado? Embora isso pareça dispensável, esse alinhamento traz não só a otimização necessária na prestação de serviço, como o conhecimento atualizado em relação a processos e ferramentas.

Um bom indicador é perceber como a comunicação da contabilidade é trabalhada, usando o ambiente digital para trazer informações importantes.

Consulte a reputação da assessoria

Como foi a experiência dos outros clientes com a assessoria contábil? Quanto tempo ela tem de mercado e quantas empresas atende?

Essas informações ajudam a entender o grau de satisfação com os serviços oferecidos. Uma longa trajetória e uma vasta cartela de clientes são ótimos indicadores de um trabalho de qualidade.

Analise a proatividade da equipe

Uma boa assessoria não se limita apenas a cumprir as obrigações legais e a formalizar documentos. Ela atua como verdadeiro braço direito da empresa, ajudando na tomada de decisões e trabalhando de maneira estratégica.

Que tal contar com essa ajuda para a sua empresa? Por mais que você tenha planos bem concretos de como promover o crescimento do negócio, ter uma assessoria contábil como parceira certamente vai tornar esse caminho menos tortuoso.

 

Aqui na Express CTB, temos a experiência de mais de 30 anos de mercado, com 95% de satisfação dos clientes. Trabalhamos com diversos serviços empresariais e entendemos que uma boa contabilidade não serve só para fazer contas e assinar papéis, mas para prestar uma consultoria personalizada.

Não perca mais tempo. Entre em contato com a gente agora mesmo e confira todos os serviços que oferecemos!

Outras Publicações

1 2 3 20